o que é Velocidade de download? oque é Velocidade de upload?

VELOCIDADE DE DOWNLOAD X VELOCIDADE DE UPLOAD: ENTENDA AS DIFERENÇAS


Algar Telecom | 11 de abril de 2019

Antes de contratar um serviço de banda larga, provavelmente você presta atenção em duas informações: A velocidade e o preço. No entanto, talvez você nunca tenha se atentado que há uma diferença entre velocidade de download e upload.
O número que é anunciado pelos provedores, quase sempre, representa somente a velocidade de download. A de upload costuma ser menor e pouco divulgada, visto que os usuários domésticos dão menos importância a ela.
Já os usuários corporativos, mais do que nunca, precisam se preocupar com essa informação, que impacta diretamente na produtividade e agilidade dos negócios.

Relação cliente e servidor

Antes de mais nada, é importante entender a forma como funciona a internet para que a distinção entre velocidade download e upload fique mais clara. Basicamente, tudo está baseado em uma relação cliente-servidor.
Quando você navega em um site ou lê e-mails, seu computador é considerado o cliente. Os dados exibidos em sua tela estão armazenados em servidores que são acessados pela Internet.
Os servidores web são computadores que hospedam e disponibilizam dados na internet. Quando alguém cria um site, por exemplo, ele coloca todo o conteúdo que poderá ser acessado em um servidor. Esse processo de envio das informações é chamado de upload.
Dessa forma, quando você visita o site, seu computador solicita esse conteúdo do servidor, que por sua vez responde e permite que ele seja exibido em seu navegador. Quando um arquivo ou item de dados é transferido da Internet para o seu computador, esse é um exemplo típico de download.

Velocidade de download

A velocidade de download de uma conexão com a Internet descreve a taxa na qual os dados são transferidos da Internet para o computador de um usuário. Ela é medida em em megabits por segundo (Mbps) e determina a quantidade de dados que você pode receber em um segundo.
Geralmente, os serviços de banda oferecem velocidade de download e upload diferentes, sendo que a de download, na grande maioria dos casos, é mais rápida.
Isso ocorre porque os usuários típicos da Internet recebem muito mais dados, na forma de páginas da Web, acessando e-mails, baixando arquivos e assim por diante. No entanto, isso não significa que a velocidade de upload não seja importante.

Velocidade de upload

Por outro lado, a velocidade de upload de uma conexão com a Internet descreve a taxa na qual os dados são transferidos na direção oposta – do computador de um usuário para a Internet, ou seja, do cliente para o servidor. Ela representa a quantidade de dados que você pode enviar em um determinado segundo.
A velocidade de upload é tipicamente menos prioritária do que a velocidade de download para o usuário residencial médio da Internet. No entanto, principalmente para empresas, esse dado merece muita atenção. Diversas tarefas podem ser melhores executadas com uma taxa de upload mais rápida.

Alta velocidade de upload na Internet

Para empresas, é importante contar com alta velocidade de download e upload. Isso porque elas não são simplesmente consumidores de dados. Elas também os fornecem em quantidades significativas.
Diversas tarefas e aplicações de negócios exigem boa velocidade de upload. Alguns exemplos são:
  • Aplicativos em nuvem: Google Docs, Dropbox, iCloud, Office 365;
  • Backup na nuvem ou em servidores externos;
  • Serviço telefônico de voz sobre IP (VoIP);
  • Skype ou aplicativos de conferências;
  • Envio de anexos por email;
  • Soluções de gestão na nuvem;
  • Hospedagem na web.

Soluções adequadas para o novo mercado

Aplicações modernas colocaram uma demanda maior na largura de banda de upload do que antes. Soluções em nuvem, videoconferência, transmissão ao vivo de alta definição e chamadas de voz sobre IP (VoIP) exigem uma comunicação bidirecional constante.
Ou seja, as velocidades de upload estão se tornando mais importantes para os usuários empresariais, à medida que os aplicativos baseados em nuvem ganham popularidade.
Por isso, as empresas precisam considerar planos de internet que ofereçam velocidade mais alta de upload. Dessa forma, elas poderão ter alto desempenho em suas aplicações e melhorar a produtividade de seus colaboradores. Além disso, o uso de um link de internet dedicado aumentará ainda mais a performance da sua empresa. Leia agora nosso post das vantagens do link dedicado para pequenas empresas.
Tecnologia do Blogger.