ANTIVÍRUS GRATUITO: 8 MOTIVOS PARA NÃO UTILIZAR EM SUA EMPRESA.


Algar Telecom | T.I TELECOM
O avanço dos cuidados com a segurança das informações corporativas ainda é feito a passos curtos no Brasil. Apesar disso, há uma preocupação em proteger minimamente a rede. Com isso, as empresas tendem a usar uma solução de antivírus gratuito.
Esse tipo de solução, porém, é recomendada apenas para usuários domésticos, que não contam com redes complexas e não possuem dados sensíveis. Usos corporativos exigem o investimento em soluções robustas, capazes de identificar a manifestação de qualquer ameaça.
Se ainda há dúvidas, veja 8 motivos para não usar um antivírus gratuito em sua empresa.

8 motivos para não utilizar um antivírus gratuito em sua empresa

1. Não oferece detecção avançada

O antivírus gratuitos fazem sua pesquisa de arquivos com base nas referências de malwares que já são conhecidos. Ou seja, não verifica a ameaça conforme suas características ou comportamentos. É preciso saber como é a ameaça para então encontrá-la.
Esse tipo de ação não é efetiva, pois novas ameaças são desenvolvidas diariamente. É necessário verificar um perfil de comportamento para identificá-la.

2. Impacta no desempenho da máquina

Os usuários que usam antivírus gratuitos costumam trocar de soluções quando a utilizada não está correspondendo às expectativas. Com isso, baixam diversos antivírus ao longo do tempo.
Essa atitude prejudica o desempenho da máquina, pois causa um acúmulo de programas de antimalware, scripts para remoção de ameaças específicas e programas para detecção de spywares.

3. Aumenta a despesa com manutenção

Por não garantir a proteção da máquina, é comum que os computadores vivam infectados e apresentando problemas. Isso faz com que a empresa tenha que gastar cada vez mais com manutenção e formatação.

4. Enganam os usuários

Existem diversos Cavalos de Troia disfarçados de antivírus gratuitos que dão acesso para outras ameaças. Funciona da seguinte forma: um Cavalo de Troia avisa o usuário que há uma ameaça na máquina e o notificam para instalar um “antivírus” na máquina. Esse “antivírus” é, na verdade, uma passagem para outros malwares.

5. Não oferece suporte

Em caso de qualquer problema, pane ou necessidade de reparação no antivírus é fundamental contar com o suporte do desenvolvedor para auxiliar o cliente. Porém, os antivírus gratuitos não oferecem nenhum tipo de suporte, mesmo que seja apenas um problema de configuração.

6. Não bloqueia ameaças recentes

Hackers trabalham ativamente para desenvolver ameaças cada vez mais complexas de identificar e eliminar. Enquanto isso, as desenvolvedoras de softwares de proteçãoprecisam trabalhar para identificar essas novidades.
Como não há investimento em soluções de antivírus grátis, esse tipo de serviço não acompanha o que está sendo feito para tornar as ameaças mais efetivas. Ou seja, não será possível identificar algo que o antivírus não conhece.

7. Não corrige falhas de segurança

Existe um mercado que lucra milhões com as falhas de segurança, inclusive fornecedores de soluções que deveriam proteger a empresa. Falhas famosas como Zero Day, não podem ser identificadas ou corrigidas por antivírus gratuitos, pois não há profissionais prestando suporte para solucionar esses problemas.

8. Não oferece proteção completa

Antivírus gratuitos fazem o básico. Apenas verificam e eliminam alguns tipos de vírus. Não existe proteção completa para inspecionar todos os arquivos da rede de forma frequente e ativa e proteção completa. Dessa forma, as informações da empresa estão o tempo todo em situação de vulnerabilidade.
Diferentemente de soluções como o Antivírus Endpoint, da Algar Telecom, que garante a proteção da rede de ponta a ponta, verifica arquivos, e-mails, além de proteger os servidores e as estações de trabalho da empresa, remover e prevenir contra malwares, phishings e outras ameaças virtuais. Clique e conheça agora a solução.
Tecnologia do Blogger.